Livros


Linguagens e práticas escolares: leitura, literatura e escrita

Organização: Tatyana Mabel Nobre Barbosa, Claudianny Amorim Noronha

Com prefácio da profa. Maria da Conceição Passeggi, o livro traz relatos de experiência e resultados de pesquisas acerca da aprendizagem e do ensino da língua portuguesa nos vários níveis da escolaridade básica obrigatória e das experiências de formação não escolares. O conjunto dos textos apresenta um panorama dos principais desafios e alternativas realizadas pelos sujeitos nas suas práticas de aprendizagem e de ensino da língua nos eventos de leitura, literatura e escrita. O livro está organizado nas seguintes seções temáticas: I – Práticas de leitura: desafios da educação; II – Literatura e outros gêneros na escola: a arqueologia da docência, as referências do ensino; III – A hora da escrita: começo e meio de uma história em produção. O conjunto dos textos apresenta um panorama real e contemporâneo dos principais desafios e alternativas realizadas pelos sujeitos nas suas práticas de aprendizagem e de ensino da língua.

Palavras-chave: 1. Educação básica. 2. Leitura e escrita. 3. Práticas de ensino e formação.

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Ensino e aprendizagem da matemática: educação básica e formação

Organização: Claudianny Amorim Noronha; Tatyana Mabel Nobre Barbosa

Com prefácio da Profa. Mércia Pontes, o livro reúne relatos de experiência e resultados de pesquisa acerca da matemática como objeto de ensino e de aprendizagem, seja nas práticas escolares ou realizadas em diferentes contextos de formação não escolar. Seus textos estão organizados nas seguintes seções temáticas: I – O sentido atribuído aos números na cultura popular e escolar; II – Formação e ensino de matemática: interfaces e desafios. O conjunto da produção permitirá ao leitor ter um mapa dos principais desafios da aprendizagem matemática na escola e sua relação com a vida dos sujeitos fora do espaço da sala de aula.
Palavras-chave: 1. Educação Básica. 2. Ensino da matemática. 3. Formação.

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Leitura e ensino de matemática: contribuições para a prática escolar

Organização: Pablo Jovellanos dos Santos Lima e Claudianny Amorim Noronha

Com prefácio da profa. Tatyana Mabel, o livro apresenta uma discussão teórico metodológica sobre a relação da linguagem e do ensino da matemática, que responde por uma contribuição significativa para abrir espaços para novas práticas escolares nessa área, focalizando, particularmente, a leitura. O trabalho apresenta resultados derivados de pesquisas desenvolvidas na sala de aula da escola pública. Os dados analisados correspondem a material produzido por alunos e professors de matemática em seu contexto de ensino cotidiano, o que faz deste livro uma leitura importante lancer novos olhares sobre as atividades didáticas.
Palavras-chave: 1. Educação básica. 2. Leitura. 3. Ensino de matemática. 4. Modelagem matemática.

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Leitura e ensino de matemática: propostas didáticas e avaliação para a prática escolar

Organização: Pablo Jovellanos dos Santos Lima e Claudianny Amorim Noronha

Como o prefácio do prof. Iran Abreu Mendes, o livro é um produto didático resultante de pesquisas e da larga experiência dos autores no ensino da matemática. A partir deste material, os professors da educação básica têm uma referência importante para focalizar o ensino de matemática sob com foco nas práticas de linguagem. Neste livro, os professores encontrarão uma seção dedicada à fundamentação da prática; a apresentação da proposta de ensino; e, para cada seção de atividades didáticas: orientações ao professor, objetivos didáticos, tempo previsto, material necessário, e orientações para o desenvolvimento das atividades.
Palavras-chave: 1. Educação básica. 2. Leitura. 3. Ensino de matemática. 4. Propostas didáticas.

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Cartografia da produção textual: livros didáticos, gênero do discurso, políticas e indicadores

Organização: Lucila Carvalho Leite e Tatyana Mabel Nobre Barbosa

Quais os gêneros do discurso mais recorrentes nas coleções dos livros didáticos aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático? O que é evidenciado e apagado com essa escolha? Essas são perguntas-chave que orientam a pesquisa e as discussões desta publicação. As autoras realizam um levantamento minucioso dos gêneros utilizados nas atividades de produção textual de várias coleções de livros didáticos e nos apresentam uma cartografia importante para compreendermos a existência da desejada diversidade de gêneros no ensino. Além disso, realizam um mapeamento das situações de situações de produção textual nos livros didáticos. Esses resultados são contextualizados e fundamentados teoricamente na teorias bakhtiniana, nos indicadores oficiais e nas políticas e documentos regulamentadores referentes à produção textual.

Palavras-chave: 1. Educação básica. 2. Produção o textual. 3. Livros didáticos. 4. Gêneros do discurso. 5. Políticas e indicadores.

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Memórias de leitura: cartografia das vozes sociais de professores

Organização: Ester Cavalcante da Silva Araújo e Maria da Penha Casado Alves

O livro resulta de pesquisa acerca dos textos memorialísticos de professores em formação continuada. O objetivo é apresentar uma cartografia das vozes pertinentes à formação e atuação dos professores como agentes de leitura e, para isso, as autoras, se apoiam na teoria bakhtiniana sobre os gêneros, em Aristóteles e Dominique Maingueneau sobre ethos e ethos discursivo. A análise das escritas memorialísticas dos professores retomou o tema das memórias de leitura, o estilo e a composição para identificar as vozes sociais e as auto-imagens de leitor construídas.

Palavras-chave: 1. Educação básica. 2. Memórias de leitura. 3. Gêneros discursivos. 4. Ethos.

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Políticas públicas de leitura: o que saber para um novo fazer na escola

Organização: Tatyana Mabel Nobre Barbosa e Claudianny Amorim Noronha

Com prefácio da profa. Cláudia Santa Rosa, o livro se propõe a fazer uma síntese das principais políticas públicas nacionais voltadas ao livro, à leitura e à biblioteca escolar. São três conjuntos de políticas e documentos regulamentadores estudados e categorizados pelas autoras: Documentos, programas e leis com diretrizes e orientações para implementação das políticas públicas nacionais da leitura, do livro e da biblioteca escolar; Materiais para formação dos professores como mediadores de leitura; Materiais para leitura no contexto escolar. Cada uma das seções finaliza com orientações para que os professores e profissionais da educação analisem o impacto dessas políticas em sua realidade escolar, reconheçam seus materiais e documentos regulamentadores e tenham as diretrizes básicas para analisar criticamente essas políticas e a partir delas melhor intervir como mediadores de leitura. Palavras-chave: 1. Educação básica. 2. Políticas públicas de leitura. 3. Documentos regulamentadores. 4. Práticas escolares de leitura.

Palavras-chave: 1. Educação básica. 2. Políticas públicas de leitura. 3. Documentos regulamentadores. 4. Práticas escolares de leitura.

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Itinerários oficiais da leitura: políticas públicas e repercussões na educação básica

Organização: Maria da Conceição Rêgo de Araújo e Tatyana Mabel Nobre Barbosa

Com prefácio da profa. Marta Maria de Araújo, o livro apresenta o histórico das políticas públicas nacionais de leitura no Brasil na época colonial, imperial e republicana, destacando-se a virada paradigmática dos anos de 1990. O livro resulta de uma exaustiva pesquisa em torno dos documentos regulamentadores referentes aos programas e leis com diretrizes e orientações para implementação das políticas públicas nacionais da leitura, do livro e da biblioteca escolar. São levantados todos os principais documentos referentes a essas diretrizes – Planos e Programas, principais Leis e Decretos – e, neles, analisados as concepções de livro, de leitor, de leitura, de literatura, de gêneros, de espaços de leitura, de mediadores e práticas de leitura.

Palavras-chave: 1. Educação básica. 2. Políticas públicas de leitura. 3. Documentos regulamentadores. 4. Práticas escolares de leitura.

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